Wednesday, June 13, 2007

a Mulher para além do Sexo.

Que "Mulher", vocês me perguntariam, e eu diria: todas, talvez. Mas escolhi aqui uma, a minha preferida, vamos dizer, e preferida também porque muito me representa:
Hilda Hilst aqui já bem apresentada pelo Ary (ver post "O caderno rosa de Lori Lamby"), mas que continua sendo minha amiga de cabeceira, sobretudo e sobre todos.

Mas por quê, então, esse título de "a Mulher para além do Sexo"? Nada mais simbólico nessa temática de Literatura e Sexo, permeando entrementes o Erotismo, nada mais simbólico do que falar de mulher, e com aquela que, na minha opinião, é a Mulher das mulheres.
Falando especificamente dela, a Hilda, que foi durante toda a vida vista como uma "escritora erótica", e nada que a irritasse mais. Não por renegar o erotismo de seus versos, mas por achar esse rótulo demais limitado - e, no fim das contas, O QUE É LITERATURA ERÓTICA?

Devo dizer que sou uma leiga. E, aliás, toda vez que leio algo que pra mim soa erótico explicíto, de cara já desgosto, e não é por pudor excessivo: é que aquele tipo de palavras (senhor, nada pior que uma "buceta" no meio do parágrafo :P), aquela linguagem bordelística, sinceramente em nada me atrai. E aí me coloco não mais como Marília, mas como mulher lendo essas linhas (e vamos abstrair de coisas como "pudor" ou "criação paternalista", sim?): isso sinceramente não me toca. E a palavra no meio do texto podia ser pinto, pênis, pau, qualquer coisa, isso nunca me remete sequer a imagens, porque eu pulo essas linhas.

E então deixa logo eu dizer: pra mim Literatura e Sexo não é só literatura erótica. E aqui entendamos literatura "erótica" como aquelas coisas em que o sexo está explícito, o ato em si, as terminologias anatômicas, anacrônicas e até vulgares. Eu gosto de ler Hilda Hilst quando ela fala de Sexo. E por quê? Porque ela sabe falar. Não vou aqui defender que ela saiba falar PORQUE é mulher. Mas de todas as coisas no mundo que eu leio sobre Sexo, sempre me atraem mais as escritas por mulheres. Tem o fator também de que a maioria dos autores conhecidos são realmente homens, inclusive nessa temática, e sempre o sexo, o ato, o coito, fica descrito pelas mãos de um homem: a visão da mulher, também, pelos olhos de um homem. E ouso pensar que é porque SOU mulher, é claro. Minha identificação vai por quem me representa: e olhe que já vi muitos autores homens representarem muito bem o universo feminino - mas sem dúvidas ninguém jamais bateu a Hilda.

Deixarei aqui pra apreciação das senhoritas, senhoras e, só depois (brincadeira!) dos senhores leitores.. hehehe Alguns poemas que selecionei como simbólicos na escrita da Hilda :) e que eu diga ainda que ela não escreveu só isso. Fez poema, prosa, peça, romances lindíssimos. Ela gosta de tratar da temática do Sexo, sim, mas ouso falar que nenhum jamais o fez daquele jeito, e tão bem. Aqui um do "Prelúdios: intensos para os desmemoriados do amor", um muito bom pra quem queira conhecê-la:


I
Toma-me. A tua boca de linho sobre a minha boca
Austera. Toma-me AGORA, ANTES
Antes que a carnadura se desfaça em sangue, antes
Da morte, amor, da minha morte, toma-me
Crava a tua mão, respira meu sopro, deglute
Em cadência minha escura agonia.

Tempo do corpo este tempo, da fome
Do de dentro. Corpo se conhecendo, lento,
Um sol de diamante alimentando o ventre,
O leite da tua carne, a minha
Fugidia.
E sobre nós este tempo futuro urdindo
Urdindo a grande teia. Sobre nós a vida
A vida se derramando. Cíclica. Escorrendo.

Te descobres vivo sob um jogo novo.
Te ordenas. E eu deliquescida: amor, amor,
Antes do muro, antes da terra, devo
Devo gritar a minha palavra, uma encantada
Ilharga
Na cálida textura de um rochedo. Devo gritar
Digo para mim mesma. Mas ao teu lado me estendo
Imensa. De púrpura. De prata. De delicadeza.



E por que haverias de querer...
E por que haverias de querer minha alma
Na tua cama?
Disse palavras líquidas, deleitosas, ásperas
Obscenas, porque era assim que gostávamos.
Mas não menti gozo prazer lascívia
Nem omiti que a alma está além, buscando
Aquele Outro.
E te repito: por que haverias
De querer minha alma na tua cama?
Jubila-te da memória de coitos e de acertos.
Ou tenta-me de novo. Obriga-me.

O interessante, na Hilda, é quando ela, em poema ou prosa, fala como homem - e sobre Sexo. A exemplo do "Cartas de um sedutor", onde o protagonista é um homem, são olhos de homem, mas é incrível como ainda nas maiores sacanagens eu sinto que é uma mulher. Não sei se acontece com todo mundo, não sei se essa minha "impressão" se dá porque eu já SEI que é a Hilda, mas enfim: é um fato, negar não vou. Inclusive adorei esse Cartas de um sedutor, apesar de, como eu disse, não ser muito meu estilo, a Hilda consegue até driblar meus gostos. Prefiro ela o lado lírico, mas pra quem ainda não leu: perder os outros é bobagem, viu. Anotem. Nessa mesma esteira, vai também o "Contos D´Escárnio", que é muito interessante também.

E como o título do post é "a Mulher para além do Sexo", finalizo com um poema escolhido a dedo, pra dizer que ela também foi bem além disso. Sexo sim, Amor mais ainda, e por favor não lembrem a música da Rita Lee hehehe Apesar de a Rita Lee ser outro símbolo das mulheres com essa bandeira de "Contra os pudores ridículos". Gosto da Rita Lee. E lembremos aqui de outra grande (porém não tão conhecida, o que é uma pena): ANA CRISTINA CÉSAR. =)

Cantares do Sem Nome e de Partidas
[Hilda Hilst]


Que este amor não me cegue nem me siga.
E de mim mesma nunca se aperceba.
Que me exclua do estar sendo perseguida
E do tormento
De só por ele me saber estar sendo.
Que o olhar não se perca nas tulipas
Pois formas tão perfeitas de beleza
Vêm do fulgor das trevas.
E o meu Senhor habita o rutilante escuro
De um suposto de heras em alto muro.

Que este amor só me faça descontente
E farta de fadigas. E de fragilidades tantas
Eu me faça pequena. E diminuta e tenra
Como só soem ser aranhas e formigas.

Que este amor só me veja de partida.

1 Comments:

Blogger bruno reis said...

engraçado, também gostei mais do último poema... a hilda é uma mulher que ainda não entrou na minha vida, mas quando entrar vai ser justamente por essa porta mais lírica. só assim ela me eriça \o

8:50 AM  

Post a Comment

<< Home