Friday, August 03, 2007

Poesia e Música


Como vocês sabem, esse mês o tema nas rodas do Por Mais Leitura são as relações entre música e literatura. Tudo bem até aí. Mas a questão que fica é: como podemos explorar esse mote, sem pender demasiadamente para um lado ou outro?

Bom, a resposta não é tão fácil, nem tão óbvia, mas faço aqui algumas considerações as quais espero que contribuam um pouco para as nossas discussões.

Há muito tempo a equipe do Por Mais Leitura vem pensando em como abordar esse assunto, visto que ele muito nos interessa, e, nos parece, é também bastante atrativo para as pessoas em geral. Não é a toa que meu professor de estética dizia que a música é a mais invasiva e agregadora das artes. Isso porque a música rompe barreiras e se espalha pelo espaço, física e metaforicamente, atraindo e chamando as pessoas. E essa é a mesma intenção das nossas Rodas.

Bom, mas então, o que entra na roda a partir desse tema? Acho que a primeiro questão com que iremos nos deparar é com aquela velha polêmica: letra de música é poema?.

Entre as várias e acaloradas discussões sobre o assunto, sou partidário da resposta que diz sim e não. Digamos simplificadamente que uma letra pode ser um poema, caso seu potencial poético seja interessante por si só. Não é o caso de ser algo bonitinho ou dizer algo interessante, mas estar de estar em pé de igualdade frente à qualquer boa poema. A maior parte das boas letras de música, entretanto, não teriam a mesma força e impacto se não fossem seus belos acordes.

De qualquer maneira, não podemos restringir as obras que caberiam nos nossos encontros somente àquelas que corresponderiam à ‘’poemas em forma de música’’, ou seja, àquelas em que a adição ou não de uma melodia não é essencial. Isso porque há uma relação intrínseca entre a poesia e a música, não podendo ser possível separa-las de todo. E a Poesia, em sua essência, pode se manifestar em diversas formas que não necessariamente poemas.

Em suas origens, a poesia funcionou como a primeira forma de registrar mitos e acontecimentos. As histórias, enquadradas em versos, metrificadas e acrescidas de rimas, se fixavam mais facilmente na memória das pessoas, que através de cantos lhes repassavam para as demais.

Diz-se que foi daí que surgiu a música, mas como foi também a partir de então que a palavra teve seu primeiro registro, fica impossível dissociar a palavra e a palavra cantada.

Partindo desses princípios, acredito que nos nossos encontros poderão ser compartilhadas tanto letras, de preferência acompanhadas de suas melodias, quanto poemas que explorem a fonética das palavras, seu ritmo, etc, ou ainda textos em prosa que tenham como mote a música, ou se relacionem de alguma forma com ela. O Guilherme, por exemplo, prometeu levar um conto que fez baseado em uma música, How soon is now, dos Smiths. Já a Lara tem, na minha opinião, um de seus melhores contos, Clarice, feito a partir da música homônima de Caetano Veloso.

Por isso, não se acanhem. Levem seus textos, dessa vez, porque não, acompanhados de voz, violão, ou cd, que seja. Afinal teremos lá um cd player e a disposição de sempre para compartilhar.


O quê: Roda de Leitura Por Mais Leitura
Tena: Literatura e Música
Onde: Saguão da Biblioteca Leonilson(dentro do Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar)
Quando: dias 04 e 18 de Agosto.
Horário: 15h-18
Entra franca.

Para saber mais:

Artigo ‘’Letra de Música é Poesia?’’:
http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=2503

História da música:
http://almanaque.folha.uol.com.br/musicaoquee.htm

História da poesia:
http://www.arnaldoantunes.com.br/sec_textos_list.php?page=2&id=27

1 Comments:

Blogger Ary Salgueiro said...

Lendo depois da roda esse seu post, Bruno, acho que, espontaneamente, fizemos do jeito certo hehe

Levamos os cds e textos que tem a ver com música. Talvez tenha sentido falta do viés da musicalidade, quer dizer, da música involuntária, inculta, da sonoridade da palavra ou do que ela expressa...

Outra coisa que faltou: um texto que falasse de músicos. Vou ver se trago um na próxima roda, que ainda segue o tema.

8:28 PM  

Post a Comment

<< Home