Thursday, March 01, 2007

Duas toneladas de livros didáticos vão parar na sucata em Itaitinga, Ceará

Livros "inservíveis" que seriam reciclados, armazenados no fórum da cidade.

É isso mesmo. Esta foto não é continuação do post anterior. Não precisa clarividência para saber que o descaso com o livro pode chegar ao absurdo. E para absurdos, não precisamos das forças armadas dos Estados Unidos. Aqui mesmo no Ceará, em Itaitinga, livros, não só livros mas 2 toneladas de livros, livros didáticos distribuídos pelo MEC à Prefeitura de Itaitinga foram vendidos a um sucateiro por 10 centavos o KILO. Não poderiam ser vendidos (há um carimbo em cada um deles dizendo isso) , mas assim o foram, arrecandando a cidade de Itaitinga a quantia de (se ainda não fizeram a continha) 200 reais.

Abaixo estão linkados 4 artigos que falam da matéria, cuja fonte é o site do jornal O POVO. Gostaria de trazer algumas reflexões.

"A secretária da Educação de Itaitinga, Yaponira Chaves, confirmou ao O POVO ter designado uma servidora, do setor de acompanhamento ao aluno, para se desfazer dos livros "inservíveis". O termo é usado para especificar os exemplares com mais de três anos desde a distribuição pelo MEC."

Livros inservíveis deveriam ser estes que vimos nas fotos do post anterior, sobre a destruição das bibliotecas do Iraque. Não precisamos nem saber dos milagres da restauração de livros, basta ver a foto acima e comparar com o papel queimado de Bagdá.

Por quê, então, mesmo assim, entre os "inservíveis" estavam livros de 2006? Como este abaixo?


A coordenadora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação disse: "Já tinha chegado caso de livro incendiado, livro vendido em feira de usados, roubado, mas vendido na sucata, ainda não". Não são estes outros casos, mesmo sem tanta força sensacionalista, tão cruéis quanto?


FONTES:
Duas toneladas de livros didáticos vão parar na sucata

Denúncia é inédita

Secretária: "Não havia livros novos"

1 Comments:

Blogger João Miguel said...

Vi isso no jornal. Como é que pode uma coisa dessas? Não é uma guerra e não são livros de valor histórico-cultural inestimável, mas destrói-se a possibilidade da educação. Esta pode até não ser tão boa quanto devesse, mas com o material didático reduzido, a situação só piora.
São acontecimentos estúpidos que se encontram no caótico pensamento humano de um mundo auto-destrutivo. Anotar na lista de coisas a fazer: ir contra essa engrenagem. :)

3:55 AM  

Post a Comment

<< Home