Monday, December 04, 2006

#7 Encontro - diário de bordo

Neste sábado, dia 2 de Dezembro, ocorreu na Biblioteca Leonilson, dentro do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar, mais outro evento literário do Por Mais Leitura, desta vez com textos não-autorais, oportunidade de descobrir contos e poemas de autores conhecidos e de outros que... nem tanto. Iniciamos com uma rápida conversa sobre nossas pretensões e projetos além da roda de leitura, possibilidade de publicações e melhorias neste site (aguardem). Depois foi literatura até o fim!

Iniciamos com um conto de Adriano Espíndola, escritor cearense: O Pintor da Tribo. No conto, o artista da tribo é, em tempo de fome, comido por seus companheiros por ser considerado o mais fraco e inútil. A partir do escrito falamos um pouco sobre a utilidade da arte: a tribo conseguiu vencer o problema imediato da fome, mas havia abdicado da eternidade.

Outro texto foi A Cabeça, de Luiz Vilela. Uma insólita cabeça é encontrada na rua e, em cena de extrema banalização da violência, os transeuntes conversam, brigam e riem descompromissadamente. A cabeça era, por um lado, o eixo de todo os acontecimentos do conto. Por outro, um elemento dispensável e dispensado diante do tratamento que à sua presença deram os personagens do texto, que falam de Deus, da violência e do tratamento às mulheres. Onde estavam a dignidade humana e a solidariedade naquela hora?

Em seguida, um trecho do livro O Triângulo das Águas, de Caio Fernando Abreu, pertecente ao Dodecaedro: um personagem apresentado como “o 13o” distribui uma cor para cada um dos outros 12 personagens, misturando a descrição das propriedades da cor em gestos, sentimentos, sensações.

O quarto texto foi Sintaxe a Vontade, de Fernando Anitelli. O texto é um poema recitado em seu projeto musical-teatral “O Teatro Mágico”. Um jogo inteligente e divertido sentidos e sons. O texto, por sinal, foi lido pela Lediana, que é a dona da comunidade cearense do Teatro Mágico no Orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4172093). O quinto texto, também lido pela moça, foi o “Caçador de Borboletas”, primeiro texto de Fernando Sabino, um conto-crônica em que um passarinho aparece na janela e convence um escritor amargurado a largar as tristezas. A leitora, aliás, também nos contou de sua correspondência com o escritor, prometendo nos trazer um texto sobre esse contato com o mestre!

Acabando com a lista de textos do dia, dois poemas de Alberto Caeiro. Seria o mais sábio dos rostos de Fernando Pessoa? Como ele mesmo diz:

“Pouco me importa

Pouco me importa o que? Não sei: pouco me importa.”

***

Mais um dia de leituras e discussões sobre literatura.

Lembrando: Estamos sempre, a cada duas semanas, empreendendo um encontro desse. Está aberto a todos. O próximo encontro será de textos não-autorais, ou seja, não traga seus próprios textos, mas os textos de autores de que gosta. Não se acanhe, ninguém morde. Experimente o prazer de ler, ouvir e falar sobre literatura.

3 Comments:

Blogger Lediana Aquino said...

Opa!
O encontro foi muito bom, mesmo! Me pergunto por que eu não tinha ido antes?!
O texto sobre o Sabino está quase pronto! Espero que agrade!
E dia 16 estaremos lá novamente!
Beijos!

3:58 AM  
Blogger Lediana Aquino said...

Hah! Não posso deixar de falar sobre nossas discussões sobre os autores e textos escolhidos para o 7º encontro. Foram perfeitos! Tanto que no começo nós nem sabíamos muito como discutir ou criticar (não queríamos nos atrever, heheh). Mas, do meio para o fim, nós conduzimos ótimos diálogos sobre o que líamos. Muito bom! Todas as pessoas do mundo deveriam reservar um tempinho na agenda para fazer o que fizemos naquela tarde de sábado. Beijos!

4:04 AM  
Blogger bruno reis said...

que bom que deu tão certo :)

o oitava encontro será também de textos não-autorais, seja de pessoas mais ou menos estabelecidas no cenário literário. creio que a intenção seja justamente dar espaço para essa troca de informações sobre autores e textos. e sim, tá na hora de começar a promover o oitavo!

hj o diogo vai levar o poster que ele fez pra ser xerocado, preciso de foto pra colocar no flog! ou se alguém que tiver com as fotos tiver a iniciativa, blza. o fato é q precisamos promover!

4:58 AM  

Post a Comment

<< Home