Sunday, April 06, 2008

Um açogue cultural?

foto do site
Era janeiro. Estava em Brasília e peguei um ‘zebrinha’ (como chamam um tipo de ônibus pequeno) na avenida W3 Sul para a W3 Norte. Queria ver o Teatro Oficina Perdiz, que conheci por um curta exibido no Cine Ceará de 2007.

Desci do ônibus e me deparei com uma estante de livros, simplesmente. Havia uma estante de livros na parada de ônibus! Abri um deles e vi uma página carimbada com “Açougue Cultural T-Bone”. Virei-me para uma senhora que, sentada, esperava seu ônibus:
- Oi... Com licença, isso é tipo uma biblioteca?

- É... É como se fosse uma biblioteca. Dá pra pegar os livros...
- Ah é? E a senhora já pegou algum?
- Já peguei uns sim. Aproveito o tempo no ônibus pra ler.

Brasília tem um açougue na quadra 312 Norte que há mais de 13 anos é um espaço cultural. É uma loja de carnes... mas com livros. Assim que comprou o açougue, em 1994, Luiz Amorim mudou o nome para T-Bone e colocou uma estante com livros, que logo recebeu doações da vizinhança. A biblioteca cresceu tanto que ganhou sede própria em 2003, na 712/13 N, onde disponibiliza cerca de 18 mil livros.

Em 1997, a T-Bone realizou a 1ª Noite Cultural, que foi um sucesso e acontece desde então regularmente, atraindo até quem não come carne. Na 17ª edição, com show do Tom Zé, a Noite Cultural reuniu 10 mil pessoas na rua.

Hoje, além de uma biblioteca na localidade de Varjão, oficinas de arte e muito reconhecimento, a T-Bone mantém a Parada Cultural, que são bibliotecas abertas 24 horas nas paradas de ônibus da avenida W3 Norte, da quadra 510 a 712. E a chuva não consegue molhá-los pela forma das paradas e/ou das estantes. O objetivo é tornar a leitura ainda mais acessível, chegando principalmente àqueles que fazem a corrida casa-trabalho-casa diariamente, de ônibus. Os livros foram levados até eles – e são lidos. Eu mesmo peguei um sobre ecologia bem legal. :)

Para saber mais:
http://www.t-bone.org.br/

http://www.overmundo.com.br/guia/t-bone-acougue-cultural
http://www.overmundo.com.br/overblog/entre-picanhas-e-violoes