Wednesday, June 11, 2008

Biblioteca Vagão de Leitura!


Nome: Biblioteca Vagão de Leitura


Localização: Rua Costa Barros, na Praça da CeArt, próximo à Barão de Studart
Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.
Contatos: Setor de Administração da Praça Luiza Távora (a biblioteca não possui telefone): (85) 31011624. Falar com Dra. Josete Andrade, coordenadora dos setores de Artesanato e Economia Solidária) ou mandar email para: renediasalves@ hotmail.com , funcionário da Biblioteca.
e-mail: renediasalves@ hotmail.com


A Biblioteca Vagão de Leitura, conhecida por alguns por "Biblioteca Luíza Távora", em virtude de sua localização na praça homônima, popularmente conhecida por Praça da CeArt, é extremamente bem localizada e, segundo o funcionário que nos concedeu esta entrevista, muito segura, devido à presença constante de 4 policiais, bem como do trabalho dos 8 seguranças da praça. Segundo René, não se tem notícia de tentativa de invasão ou assalto à biblioteca. No entanto, ela se encontra numa situação dificil atualmente, vez que os aluguéis de livros estão temporariamente suspensos, pois a maioria dos livros emprestados não era devolvida. No momento do cadastro, eram necessárias cópias de RG, CPF, foto e comprovante de residência, e a biblioteca repetidas vezes liga para os usuários solicitando a devolução dos livros, e sempre esbarra em desculpas e promessas de procura e breve devolução. Tal, infelizmente, não tem acontecido, o que em si é um contrasenso. Duplo contrasenso, aliás. Apesar de bem policiada, a biblioteca não tem como forçar essas devoluções e acaba sofrendo danos, ressaltando que o mais prejudicado é o usuário que devolve os livros e, agora, mesmo os corretos usuários não podem mais levar livros pra casa. Só se permite a consulta nas dependências da biblioteca. O outro contrasenso é que todo o acervo da biblioteca é de doações: nada foi comprado. Desta feita, o que foi totalmente doado agora resta sendo gradativa e criminosamente retirado das estantes públicas. A culpa? Das pessoas que não compreendem a acepção de BEM PÚBLICO: o que é público é de todos, e não pode jamais ser entendido como "de ninguém". E, sendo de todos, é responsabilidade de todos a sua preservação, sobretudo dos usuários.

Vale ressaltar que a Praça Luíza Távora é a única de Fortaleza que é do Governo do Estado. Assim, quem a mantém é o Governo do Estado, patrocinando sua segurança, pagando manutenção, funcionários, energia, internet, enfim.


Espaço físico: A Biblioteca existe dentro de um antigo vagão: ela É o vagão. O funcionário não sabe precisar o seu tamanho, mas arriscamos uns 4 metros de largura por 12 de comprimento, mas bem chute mesmo =] Os livros ficam dispostos em estantes de madeira, conforme assunto e estilo.

Acervo: Conta com 6 mil livros, todos doados.

Inscrição: Infelizmente, o cadastro não está mais sendo feito, vez que o aluguel não é permitido atualmente. Quando acontecia, para inscrever-se era necessário levar: cópia do RG, do CPF, bem como 1 foto 3x4 e um comprovante de residência. Podia-se ficar com 1 livro por 8 dias.

Frequência: cerca de 30 a 40 pessoas por dia, geralmente a Sexta é o dia em que a freqüência é menor.

Estantes: Há Estante Braille, bem como Estante de Livros Raros e Antigos; há, ainda, vários livros de arte, fotografia, pintura, etc.

Assuntos: Há assuntos de variados tipos: Infantil, Medicina, Direito, Administração, área política em geral, livros universitários, de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular, bem como provões, questões de concursos, livros de Religião...

Livros que não se podia alugar: livros raros ou muito antigos, como Enciclopédias e Livros de Coleção, a exemplo da Coleção de Monteiro Lobato, de 1969.

Funcionários: apenas um, atualmente o funcionário que nos atendeu, René Dias.



Curiosidades e estórias sobre a Biblioteca Vagão de Leitura:

-> os 5 escritores mais presentes no acervo são: Monteiro Lobato, Graciliano Ramos, José de Alencar, Agatha Christie e Beatriz Alcântara. A parte de autores cearenses é a primeira que se avista, tão logo se entra na biblioteca;

-> O livro mais antigo do acervo é "Robinson Crusoé", 1ª edição, de 1860, e há ainda um em francês, sobre "a boa conotação da mulher", de 1855;

-> Os livros mais alugados são romances, como os da Agatha Christie, e de Administração, Direito, Constituições, etc;

-> Há acesso a Internet p/ complementação de pesquisa. Costumam frequentar a biblioteca muitos estudantes para realização de pesquisa, ao que são auxiliados pelo funcionário;

-> Várias crianças do Campinho d`América visitam a biblioteca. Muitas crianças carentes, algumas até que nem sabem ler, vem pra folhear os livros, ver os desenhos, conhecer a biblioteca-vagã o. René ressalta que a parte mais pobre da cidade frequenta também a biblioteca;

-> Muita gente aparece só pra conhecer, tirar fotos, inclusive para realização de books fotográficos. Bandas dos mais variados estilos fazem fotos no local também, ressaltando que só fotos do exterior do vagão são permitidas. Uma curiosidade é que o Book da Miss Ceará foi realizado na Praça Luiza Távora, como fotos também na Biblioteca-Vagã o.

-> a Biblioteca frequentemente é tema de reportagens, locais e nacionais, em virtude da sua estrutura diferenciada. Sempre lembrando que fotos dentro da biblioteca são proibidas.

-> Sobre as estórias inusitadas que acontecem por ali, René Dias nos conta que havia uma senhora que sempre aparecia falando várias línguas, sobretudo espanhol e francês, na tentativa de tocar violino no interior da Biblioteca. Sempre lhe diziam que dentro não podia, e a mulher, já idosa, se irritava bastante e ia tocar lá fora.

Às vezes, trazia ainda um cavaquinho. Não me disse, no entanto, era se o som era agradável aos leitores e passantes (!)

Havia também uma outra senhora, supostamente mãe de um pombo, que constantemente aparecia com garrafas vazias de cerveja, formando montículos e bares imaginários, inclusive ao redor do posto policial.

Pra coroar as graças que apareciam por lá, aconteceu de um dia uma mulher nua querer entrar na biblioteca, ao que foi barrada pelos seguranças.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home