Tuesday, November 27, 2007

Feira do Livro Cabo Verde/Brasil

No folder da programação do Dragão do Mar desse mês um evento havia me feito ficar com a pulga atrás da orelha. Estampada na capa e contracapa do livreto, era anunciada a ''Feira do Livro Cabo Verde/ Brasil. O anúncio chamava a atenção, não só pelo tema pouco comum, como pelo fato de não haver mais detalhes sobre o evento, como datas e programação.

Hoje, por acaso, encontrei com uma estudante cabo-verdiana da faculdade que me entregou um panfleto sobre o evento, este bem mais enxuto que o folder do dragão, mas que finalmente me revelou o mistério. Primeiro: o evento começa hoje, terça-feira 27, e vai até essa quinta, dia 29. Segundo: a escolha do Ceará como sede não é aleatória. O que minha cara colega me antecipou é que os escritores cabo-verdianos que vão passar por aqui durante o evento são oriundos do movimento ''Claridoso'', que marcou o início do modernismo no país e que teve como grande influência escritores brasileiros, principalmente os nordestinos das gerações de 30 e 45.

O evento está sendo organizado pela Secult juntamente com quatro estudantes cabo-verdianos que fazem faculdade aqui em Fortaleza, entre os quais a amiga da qual falei. A programação deve contar com palestras, exposição de obras raras e mais de mil exemplares de livros de escritores cabo-verdianos para serem comercializados. E é bom aproveitar a oportunidade, porque a partir do próximo ano a feira se transfere para Cabo Verde.

Feira do Livro de Cabo Verde: Claridade na Terra da Luz - de hoje (27) a quinta-feira (29), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Grátis. Mais informações: 3488 8600.

+programação: http://www.dragaodomar.org.br/index_new.php?pg=feiralivrocv

Monday, November 19, 2007

A extração da loucura: em novembro

A extração da pedra da loucura, de Hieronymus Bosch


O blog anda meio parado, mas continuamos com nossas atividades normais na Roda de Leitura. Esse mês o tema é Literatura e Loucura, e o próximo encontro é de textos autorais. Sábado, dia 24, no mesmo bat-local, Biblioteca Leonilson, das 15-18h, Centro Cultural Dragão do Mar.

Levem seus textos, se apresentem, sejam loucos ou não.

*A Roda de Leitura Por Mais Leitura é uma iniciativa independente e aberta a todos os interessados, cada um leva seu texto, lê, ouve os comentários, ou simplesmente escuta e participa da conversa. Um espaço para a troca de informações e experiências no universo da leitura, para iniciantes e iniciados.