Thursday, April 26, 2007

Por Mais Leitura O Encontro Literário “Por Mais Leitura” ocorre a cada duas semanas e consiste em uma roda de leitura e discussão dos textos trazidos pelos participantes, sejam ou não autorais, fluindo para uma conversa sobre literatura e arte em geral. Também são bem-vindos aqueles que queiram apenas ouvir. O objetivo é a troca de conhecimentos e vivências com a leitura e a escrita. O grupo mantém dois blogs, um fotolog e uma comunidade no orkut, onde são passadas informações sobre os encontros e demais eventos culturais de Fortaleza.

Dia 28 de abril, sábado, às 15h, na Biblioteca de Artes Visuais Leonilson. Grátis.

*Pela primeira vez com um tema: "A cidade", com o mote do aniversário de Fortaleza nesse mês.

Wednesday, April 25, 2007

A verdade em vez da vanguarda








É com esse título polêmico que Ruy Vasconcelos, poeta e professor de Comunicação Social na Unifor, tenta chamar atenção para uma certa ótica viciada que incide sobre os poetas brasileiros do último século. Ele defende que o enfoque em apenas uns poucos nomes da nossa poesia acaba por desgastar esses autores, além de restringir nosso leque de possibilidades e relegar ao esquecimento muitos nomes notáveis, como é o caso de Joaquim Cardozo. E esse problema não se restringe certamente apenas à literatura, mas numa área já tão carente de atenção, ele se torna ainda mais grave.

Artigo:
''A verdade em vez da vanguarda ou Propor Joaquim Cardozo'', de Ruy Vasconcelos:
http://www.revista.agulha.nom.br/rvasconcelos1.html

-------------------------

Joaquim completará no próximo ano quarenta anos de morte, o que torna a sua obra domínio público. De qualquer forma, em seu completíssimo site oficial já podemos encontrar disponibilizadas, em .pdf, quase todo o seu acervo. Vale lembrar também que o autor, além da poesia, trilhou caminhos pela prosa e pelo teatro, tendo inclusive sido encenada recentemente aqui no Ceará uma peça sua, O Capataz de Salema. A peça encontra-se também disponível no seu site oficial.

Sunday, April 22, 2007

Livros e rosas na Biblioteca Pública

Acontece amanhã, na Biblioteca Pública Menezes Pimentel, a V Festa do Livro e da Rosa. O evento, que contará com palestras, lançamentos de livros e leituras de contos, pretende incentivar o contato das pessoas com a leitura e a doação de livros para a instituição. Quem levar um livro(não didático) para doar leva uma rosa pra casa.

A Festa começa às 8:30h e vai até as 18h, e é promovida pelo Instituto Travessias em comemoração ao Dia Mundial do Livro, amanhã, 23 de Abril. Para quem gosta de leitura é uma ótima oportunidade para ajudar na expansão desse hábito, ajudando a biblioteca. E pra quem não conhece a Biblioteca Pública, uma maneira bem bacana de conhecer, já que haverá inclusive visita guiada ao espaço, que contêm três andares e diversas seções.



Segue a programação completa:

15h: Bate-papo sobre a origem da Festa de São Jorge na Catalunha com Cleudene Aragão e Miguel Afonso Linhares.
15h30: Visita guiada à Biblioteca Pública nos seus 140 anos.
16h: Contação de Histórias com Almir Mota.
16h30: Lançamento de livros para crianças com a presença dos autores cearenses Fabiano dos Santos e Almir Mota.
17h: Café com Leitura: Leitura comentada de contos de autoras cearenses com Carmélia Aragão, Thereza Leite e Inês Cardoso.

Saturday, April 14, 2007

Programação PML Abril e Maio

No Encontro de hoje, o #16, fizemos a Roda de leitura, mas também conversamos sobre a nossa programação quanto às Rodas, e quanto ao orfanato Santa Elizabete (que visitamos dia 07 e onde iremos tb dia 21, sábado que vem.

Rodas de Leitura: Abril e Maio.

[Abril]
dia 14- Textos Autorais (foi hoje e foi ótimo XD daqui pra amanhã os textos estarão no blog :)
dia 28 - Pela primeira vez, teremos um tema, a nível de experimento. Por ser o mês de comemoração ao aniversário da cidade, elegemos "A cidade" pra ser o tema norteador do Encontro.

*Mas nao nos limitaremos a ler só isso, dependendo da vontade e dos textos que trouxerem :) enfim: tragam coisas sobre Fortaleza e a cidade genericamente falando.

[MAIO]
12 - Autoral
26 - Um indicativo de tema pro dia 26 foi "Autores Cearenses" e todo mundo gostou, inclusive porque tem muita coisa pra ser levada e debatida.

*Levaremos autores contemporâneos e clássicos, e inclusive se alguem quiser levar textos próprios acho que tb vale, visto que tb somos cearenses, e alguns de nós sao escritores ou aspirantes a.

Wednesday, April 04, 2007

Curso de apreciação da poesia cearense ''sem cor local''

O curso, chamado ''Reflexos e Sentidos em Quatro Cantos da Poesia sem Cor Local'', propõe o resgate e a difusão das perspectivas poéticas de Antônio Girão Barroso, Pedro Henrique Saraiva Leão, Floriano Martins e Manoel Ricardo de Lima- que vivem ou viveram no Ceará -evidenciadas por construções textuaisconscientes e distintas que se impõem para além de uma poesia de caráter regionalizado.

Professor: Jorge Pieiro
Dias 24, 26, 27, 28 (15:00 às 18:00)
Inscrições: a partir de 02 de abril, na recepção do CCBNB (Grátis)
Carga horária: 12 horas


*Agora que o núcleo de Literatura do Dragão foi extinto, é bom aproveitar esses outros espaços, além da proposta desse curso parecer bem interessante, eu pelo menos não sabia, por exemplo, que o Manoel era daqui. O horário é meio ruim, mas tentemos dar um jeito!