Thursday, August 17, 2006

Bibliotecas no v&a

Na terça-feira, dia 8 de agosto, o caderno Vida & Arte (jornal O Povo) teve como matéria principal as bibliotecas públicas de Fortaleza. Com o título "Estantes Abertas", a equipe do caderno dá informações sobre 4 bibliotecas: a Dolor Barreira, a Governador Menezes Pimentel, a Justiniano Serpa e a do Instituto do Ceará.

"Bibliotecas. E públicas. O lugar onde o livro e o conhecimento - uma parte dele - cumprem sua função enquanto patrimônio coletivo material e imaterial de seres leitores, sejam de outdoors, e-mails, jornais, revistas ou obras de séculos passados".

Muito se sabe da biblioteca Menezes Pimentel (hoje até chamada de "a biblioteca do Dragão do Mar"), mas as outras são pouco conhecidas, até mesmo pelos bibliófilos alucinados. A biblioteca municipal Dolor Barreira encontra-se em reforma, num processo de levantamento de acervo, mas o foco é em literatura brasileira e cearense. Assim como a Menezes Pimentel, a Dolor vai funcionar com empréstimos e nos três turnos do dia.

A Justiano Serpa é a biblioteca da Academia Cearense de Letras, com sede no antigo Palácio da Luz, e conta com cerca de 20 mil livros em seu acervo, sendo a maioria de literatura e história cearense. Está aberta de 8 às 13 horas, permitindo consulta local. Os destaques ficam para a coleção completa da Revista Clã original e a coleção de O Pão em fac-símile.

A biblioteca do Instituto do Ceará, também com mais de 20 mil obras, é a queridinha dos pesquisadores, tendo livros dos séculos XVI e XVII.
FIM

Este texto foi intencionalmente escrito com informações incompletas para você querer saber mais das bibliotecas. Onde elas ficam? Qual o horário de funcionamento? Qual é o telefone?
Meu amor, aguarde as novidades.
~ Aguarde o Guia.

joão miguel