Tuesday, November 14, 2006

Bolando as trocas






O título é mesmo para chamar atenção; o conhecido trocadelho de bolar as trocas(trocar as bolas, originalmente) não quer dizer no entanto confusão, mas uma palestra que arece ser muito interessante por misturar dois ramos do conhecimento: filosofia e literatura(sim, conhecimento, porque não?). Com o título de ''Ironismo e ceticismo em Rorty e Machado de Assis'', o tema abordado será o conceito de ceticismo e ironia do filósofo americano contemporâneo Richard Rorty aplicados na literatura de um dos nossos mais cáusticos mestres da prosa em língua portuguesa.

Rorty é um estudioso também de literatura comparada, um ramo bastante interessante do estudo sobre literatura, e por isso creio-se que seus conceitos linguísticos devam se aproximar bastante dessa arte(quase a luz; hora se apresentando como arte e ora como conhecimento, e é afinal de contas ambos os dois ao mesmo tempo). Machado creio que dispensa apresentações, mas caso ainda não se conheça, um conselho: corra e pegue o seu exemplar de Brás Cubas ou vá tentar descobrir afinal se Capitu traiu Bentinho(a terceira pergunta da lista que inclui porque o céu é azul e quem veio primeiro, o ovo ou a galinha).

A palestra será ministrada pelo filósofo Paulo Roberto Margutti Pinto, professor da UFMG e com pesquisas na área de lógica, argumentação e filosofia da linguagem.


Quando?
Nessa quinta-feira, às 19h.
Onde?
No auditório Luís Gonzaga, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC( no prédio anexo à Reitoria, na Av. da Universidade).


Aberto para todos os interessados.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home